Que contribuições as mulheres trazem ao pensamento social e ao desenvolvimento regional na América Latina e no Brasil? Quem são essas mulheres? O debate sobre desenvolvimento e região aparece nas suas práticas e/ou produção acadêmica? Quais são suas inspirações? Que contribuições trazem para a teoria do desenvolvimento regional? Você e/ou seu grupo compartilha conosco esses e outros questionamentos?
O objetivo principal deste projeto colaborativo é mapear e divulgar a contribuição das mulheres ao pensamento social regional e à teoria do desenvolvimento regional. Para tanto, vamos: (a) caracterizar as mulheres e seus lugares de fala; (b) analisar se suas reflexões e práticas contemplam a discussão sobre gênero, raça, pensamento social, desenvolvimento e região; (c) identificar suas inspirações; (d) analisar comparativamente as concepções de gênero, raça, pensamento social, desenvolvimento e região e possíveis contribuições à teoria do desenvolvimento regional.
Quanto ao método, estamos orientadas pelo método dialético/analético e a modalidade de pesquisa denomina-se “Estado da Arte”. Os resultados deste estudo serão disponibilizados nesta página e deverão ser publicados também em forma de artigos, a serem submetidos a eventos e periódicos. O mapeamento proposto visa identificar elementos novos no pensamento social regional. A tentativa é a de situar os olhares femininos em um contexto mais amplo, nomeadamente, no da discussão sobre teoria social e desenvolvimento, tendo como ponto de partida e de chegada a América Latina e o Brasil.
Você e seu grupo estão convidadxs a compor nosso Coletivo para trabalharmos cooperativamente. Aguardamos seu contato!
* No site usamos o x para enfatizar o caráter plural do conjunto social. Referência de Amaia Peréz Orozco (2017).
Olá! Desejo saber mais detalhes
Agradecida 🤗
CurtirCurtir