Mulheres e desenvolvimento regional na América Latina

Convidamos todxs a acompanhar a apresentação dos resultados parciais do Projeto Mulheres que pensam o desenvolvimento na América Latina: Contribuições presentes nas Antologias do Pensamento Social Latino-Americano e Caribenho publicadas pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais no período de 2015 a 2017.

São mais de 60 mulheres cujos textos estão sendo analisados a partir do modelo de análise que relaciona gênero, desenvolvimento, região e pensamento social. Cada semana publicaremos um pequeno texto falando dessas mulheres que pensaram e pensam a América Latina!  Na próxima semana teremos a abertura da série com Silvia Rivera Cusicanqui.

cusicanqui-portada

Conhecer a nossa história e a história das mulheres que contribuíram para escrevê-la é fundamental para que nos posicionemos em relação ao que somos e fazemos. A reflexão sobre gênero, desenvolvimento, região e pensamento social se insere neste esforço. As mulheres pensam o desenvolvimento regional? Sim, elas pensam! Cabe a nós, recuperar este pensamento, como parte da nossa história, que continua sendo escrita.

Por Luciana Butzke