36. UTFPR, Pato Branco, PR

O mestrado em Desenvolvimento Regional iniciou em 2010 e conta com 19 docentes, sendo oito mulheres.

FrancieleFranciele Clara Peloso

Formação de professores, didática, educação do e no campo, pedagogia social, teoria freiriana e educação da infância.

GiovannaGiovanna Pezarico

Políticas públicas de educação e de desenvolvimento com foco nas relações entre educação e trabalho, educação e tecnologia: Educação Superior, Educação do Campo, Educação Profissional e Tecnológica.

Maria de LourdesMaria de Lourdes Bernartt

Políticas nacionais de educação e de desenvolvimento, políticas imigratórias nacionais e internacionais, educação e interculturalidade, educação e diversidade étnico-racial, educação e movimentos sociais, educação do campo, educação profissional, educação de estrangeiros.

MarlizeMarlize Rubin Oliveira

Produção de conhecimento na universidade, internacionalização e políticas públicas de educação superior, interdisciplinaridade na interface sociedade-natureza.

HiedaHieda Maria Pagliosa Corona

Reprodução socioambiental. Desenvolvimento(s) e sustentabilidade socioambiental. Agricultura familiar e campesinato. Interdisciplinaridade na interface sociedade e natureza.

JosianeJosiane Carine Wedig

Organizações sociais e políticas; etnicidades e etnodesenvolvimento; territorialidades; povos e comunidades tradicionais; movimentos sociais; gênero.

NilvaniaNilvania Aparecida de Mello

Interface solo sociedade, com ênfase em solos urbanos, educação em solos e etnopedologia. Relações do uso do solo e água com a legislação ambiental, especialmente na regulação das áreas de vegetação nativa. Legislação ambiental e sistemas regionais de produção agrícola.

NormaNorma Kiyota

Agricultura familiar. Sucessão geracional. Juventude rural. Relações de gênero. Sistemas de produção. Agroindústria familiar. Representação em espaços institucionais de participação social. Desenvolvimento rural e desenvolvimento territorial.

Fonte: http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/pos-graduacao/mestrados/ppgdr2/corpo-docente. Consulta feita em abril de 2018.